| 02/04/2008 22h09min
O senador Mão Santa (PMDB-PI) provocou um bate-boca nesta quarta-feira no Senado durante discussões em torno das suspeitas levantadas sobre a participação do senador Álvaro Dias (PSDB-PR) na divulgação do dossiê sobre os gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O senador do Piauí comparou pela segunda vez a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a uma "galinha cacarejadora" do governo.
— Esse negócio de ela ser mãe de PAC, isso é outra história. Se nós formos buscar, lá, na história de Hitler — nazista, socialista, partido do trabalhador, lá — eles dizem que o de Goebbels orientava o partido dele até uma galinha cacarejadora para ficar gritando: as obras, as obras, as obras, antes de fazer e depois. Isso aí, esse negócio de apelido é outro. Ela pode ser muito bem a galinha cacarejadora desse governo. A história se repete — afirmou o senador, segundo informações do site O Globo.
A líder do PT, senadora Ideli Salvatti (SC), reagiu:
— Solicito, se possível de
imediato, à mesa, a transcrição das notas taquigráficas, porque eu ouvi — posso ter me enganado, mas eu ouvi — que a ministra Dilma não é a mãe do PAC, mas uma "galinha cacarejadora". Como mulher, eu não vou admitir que, no debate político, trate-se qualquer mulher, por mais adversária, inimiga que seja, com esses termos aqui no plenário do Senado.
Apesar do pedido, inclusive da oposição, para que retirasse a expressão de seu discurso, o senador manteve o que disse.