» visite o site do RuralBR

 | 31/03/2008 16h24min

O guia para Tigre e Avaí chegarem ao título do returno

Caminho do Criciúma é, teoricamente, mais fácil que o do Leão da Ilha

Na reta final do returno do Campeonato Catarinense, Criciúma e Avaí despontam como favoritos ao título e seguem firme na briga por uma vaga na final do Estadual. O Figueirense, campeão do primeiro turno, já está garantido na decisão, porém, depois da derrota no clássico, diminuíram as chances alvinegras de vencer a segunda etapa e conquistar o título do Catarinense por antecipação. Adversários diretos no segundo turno, o líder Criciúma e o vice Avaí travarão um duelo na última rodada, a 11ª, em Florianópolis, no dia 20 de abril.

Faltando três jogos para o fim do segundo turno, os caminhos de Criciúma e Avaí são, na teoria, fáceis de resumir: as duas equipes precisam vencer todas as partidas até o encerramento do returno. O trajeto, no entanto, tem uma encruzilhada: o confronto direto na última rodada entre as duas equipes.

Por este raciocínio, o Tigre, com 20 pontos, chegaria ao jogo na Ressacada com a vantagem do empate. Já o Avaí, que tem 17 pontos e uma vitória a menos, precisaria ganhar todos os seus jogos. Então, ocorreria empate no número de pontos, no de vitórias e o título do returno seria definido no saldo de gols.

O desafio do Avaí

Para levar o returno, o Leão precisa vencer seus próximos adversários — Brusque, na Ressacada, e Chapecoense, no Índio Condá — além de secar bastante o Tigre.

Conquistando os seis pontos e o Criciúma tropeçando, o Avaí chegaria na última rodada necessitando apenas de uma vitória simples em casa, contra o próprio Tigre, sem precisar de saldo de gols para levar o returno e enfrentar o arquirival alvinegro na decisão do título Estadual.

O caminho do Tigre

Em situação mais confortável, o Criciúma, teoricamente, tem um caminho mais fácil para chegar à final. Com uma vitória a mais que seu adversário direto, o time comandado por Leandro Machado precisa vencer seus próximos confrontos — Cidade Azul, em Tubarão, e Guarani, no Heriberto Hülse — para chegar à última rodada precisando apenas de um empate com o Leão, em Florianópolis.

Saldo de gols

Se nos dois próximos jogos, Criciúma e Avaí conquistarem os seis pontos, a briga na última rodada será grande e poderá ser decidida no saldo de gols. Neste caso, o Avaí precisaria vencer o adversário dentro de casa e, talvez, por mais de um gol de diferença. Hoje, o Criciúma tem um saldo de 14 gols contra 13 do Leão.

Jogo de ida foi tumultuado

No que depender do restrospecto na atual edição do Catarinense, a vantagem é da equipe do Tigre. No jogo de ida, pelo encerramento do turno, o Criciúma derrotou o Avaí por 1 a 0. O futebol, no entanto, ficou em segundo plano, já que a violência foi o destaque dentro e fora do Heriberto Hülse.

Durante o jogo, uma bomba caseira foi arremessada do lado da torcida avaiana e o aposentado Ivo Costa, torcedor do Tigre, teve a mão dilacerada. Fora do Heriberto Hülse, mais confusão por conta do confronto entre torcedores e a polícia.

Matéria atualizada às 18h04min.

CLICRBS

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS