| 27/03/2008 21h41min
O Vasco derrotou o América por 2 a 0 na noite desta quinta no Estádio São Januário, no Rio de Janeiro, em partida válida pela sexta rodada da Taça Rio – a segunda fase do Campeonato Carioca. Os gols foram anotados por Leandro Bonfim e Jean. Com o resultado, os cruzmaltinos seguem na vice-liderança do Grupo B com 15 pontos, três a menos que o Botafogo, que, no mesmo dia, superou o Cardoso Moreira.
Já o América continua em situação desesperadora na competição. A equipe tem apenas cinco pontos ganhos, e está cada vez mais ameaçada pelo fantasma da segunda divisão. Na próxima rodada, o Vasco vai enfrentar o Volta Redonda em São Januário, enquanto o América recebe o Mesquita.
A partida começou em ritmo lento e com muitos erros de passe.
A baixa produção das duas equipes fez com que o primeiro lance de perigo só acontecesse aos nove minutos, em chute de longe de Fábio Augusto que assustou o goleiro Tiago.
O ritmo lento do Vasco permitia que o América tomasse a iniciativa de ataque, embora sem resultados práticos. O time de São Januário só deu sinal de vida aos 30 minutos em chute de Leandro Bomfim que o goleiro Paulo Sérgio espalmou para escanteio. O lance animou o time da casa e aos 31 minutos, Leandro Bomfim que era o melhor do time, cruzou da esquerda e Alan Kardec se antecipou aos zagueiros e tocou de cabeça, mas a bola bateu na trave esquerda.
O goleiro americano voltou a aparecer bem aos 35 minutos, ao defender em cabeçada de Edmundo, e aos 40, após chute violento de Leandro Bomfim. No último lance importante da primeira etapa, Edmundo cobrou falta e Paulo Sérgio fez outra grande defesa.
Os dois times voltaram sem mudanças para o segundo tempo, e o Vasco criou a primeira jogada de perigo em cabeçada do zagueiro Eduardo bem defendida por Paulo Sérgio. Aos quatro, Morais lançou Alan Kardec, que chutou para acertar a trave americana pela segunda vez na partida.
Os cariocas liquidaram o jogo somente aos 41 minutos, através de Jean, que havia entrado no lugar de Beto. O atacante penetrou em velocidade e tocou na saída de Paulo. Nos minutos finais, o Vasco apenas controlou a correria do América, sem ter a vitória ameaçada até o apito final.
GAZETA PRESS