| 26/03/2008 12h02min
Ganhadora do prêmio Nobel da Paz, a queniana Wangari Maathai foi selecionada para participar do revezamento da tocha olímpica na Tanzânia, no próximo mês.
Ela e o detentor de várias medalhas de ouro olímpicas Kipchoge Keino estarão entre as 80 pessoas que levarão a tocha no dia 13 de abril em Dar es Salaam, única cidade africana incluída no revezamento.
Maathai, que portará a tocha pela segunda vez depois das Olimpíadas de Inverno de 2007, na Itália, expressou sua felicidade por ver que o lema dos Jogos Olímpicos deste ano é ambiental.
Por sua vez, Keino, que também é presidente do Comitê Olímpico Nacional do Quênia, disse que o revezamento da tocha desempenha um papel importante no mundo.
– O principal objetivo da tocha olímpica é unir a juventude de todo o mundo. Os Jogos de Pequim serão importantes para o Quênia para promover a paz no país e devemos garantir que estaremos preparado.
Outros portadores da tocha selecionados pelo patrocinador Coca-Cola incluem a subsecretária das Nações Unidas Anna Tibaijuka, Dorcas Inzikuru e Pierre Kakure, de Uganda, e o presidente da empresa na região da África Oriental, Newton Kalubu.
AGÊNCIA XINHUA