| 26/03/2008 11h46min
A seletiva para os Jogos Olímpicos de Pequim na categoria mountain bike começa neste final de semana, em 29 e 30 de março. A primeira etapa da Copa Internacional Sundown, em Araxá, Minas Gerais, é o primeiro evento do calendário nacional a decidir quem irá representar o Brasil na China.
O medalhista de prata do Pan 2007, Rubens Donizete, a mineira Jaqueline Mourão, considerada a melhor atleta brasileira da modalidade e o atual campeão, o catarinense Ricardo Pscheidt, entre outros grandes nomes do Brasil, já estão confirmados na primeira etapa da Copa de MTB, que acontece no domingo, dia 30 de março
A seletiva para o MTB será em três etapas. Além da prova de Araxá, a segunda etapa da Copa Internacional Sundown de MTB, em Ouro Branco, MG (8 de junho) e o Campeonato Brasileiro de XC, em São Bento do Sul, SC (13 de julho).
– Todos os atletas ficaram muito satisfeitos com a definição das seletivas com antecedência. Além disso, foram escolhidas as melhores etapas. A Copa Internacional possui as melhores provas do Brasil, com certeza – afirmou Ricardo Pscheidt, responsável por conseguir a vaga para o Brasil em Pequim por causa do seu resultado no Pan-Americano de MTB.
Ricardo Pscheidt, aliás, possui um histórico invejável na etapa de Araxá. Ele venceu a prova nos três últimos anos consecutivos e chega disposto a subir mais uma vez no lugar mais alto do pódio. Seus principais rivais serão Edivando Souza Cruz, que representou o país na última Olimpíada e Rubens Donizete, medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.
Entre as mulheres, a disputa também será acirrada e promete ser a maior dos últimos anos. De volta ao Brasil, Jaqueline Mourão chega como a principal favorita, mas terá muito trabalho para vencer Érika Gramiscelli, Jullyana Machado e Adriana Nascimento.