| 25/03/2008 09h06min
As ações do segmento financeiro lideram os ganhos registrados nas bolsas européias na manhã desta terça-feira, influenciadas pelo novo acordo fechado ontem pelo JPMorgan de compra do Bear Stearns, o qual alavancou os índices acionários americanos. Às 8h33min (horário de Brasília), a Bolsa de Londres operava em alta expressiva de 3,73%, a Bolsa de Paris avançava 3,54% e a Bolsa de Frankfurt subia 3,38%.
Entre os destaques estão os papéis do banco de crédito britânico HBOS, que operam com valorização superior a 13%, depois de anunciar que cerca de 250 diretores e executivos do primeiro escalação adquiriram ações da instituição. Na semana passada, as ações do banco despencaram em conseqüência de rumores de que estaria em dificuldades financeiras e precisando de assistência do banco central inglês. As ações do UBS também estavam entre as mais valorizadas, somando ganhos de 8,3%. Assim como as da construtora sediada no Reino Unido e com negócios nos Estados Unidos, Taylor Wimpey (+2,9%). Os
papéis do
Credit Suisse avançaram 6,2% e os do Commerzbank saltaram 7,5%.
Em outros setores, as ações da Adidas somavam 6,1%, às 7h52min (de Brasília), em reação ao anúncio de um acordo para formar uma joint venture com a brasileira Vulcabras para distribuir vestuários e calçados da marca Reebok no Brasil e no Paraguai. A parceria deve proporcionar aumento nas vendas da Reebok, em moeda constante, à taxa média superior a meio ponto percentual. Antes do acordo, a Adidas havia previsto expansão das vendas à taxa média abaixo desse índice.