| 20/03/2008 15h13min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira que o governo vê com cautela a crise norte-americana, mas que está tranqüilo porque o Brasil tem uma pauta de exportações diversificada.
— Não dependemos mais de um só país. Temos relações comerciais de Argentina a Chile, de Índia a Colômbia, de Venezuela a Vietnã, de Equador a países árabes — comentou.
O presidente participou hoje de cerimônia em que foram assinados convênio para cessão de águas públicas para aqüicultores e termo de cooperação técnica para estudo de viabilidade técnica e econômica para construção de um alcoolduto ligando Campo Grande (MS) ao Porto de Paranaguá, no Paraná.
Ele traçou a importância da construção de um duto de transporte de etanol até Paranaguá devido a posição estratégica do porto, que escoa a produção brasileira do combustível para o mundo. Lula lembrou a meta a ser atingida pela União Européia de adicionar 10% de etanol na gasolina, estabelecida pelo
Protocolo de Kioto, o que provocará
mais demanda pelo combustível.
— Mais dia ou menos dia, a União Européia terá que cumprir até 2020, 10% de etanol na gasolina. E, quando chegar o momento, eles vão ter que saber de quem que eles vão precisar e não tem outro país com o maior potencial de vender do que o Brasil — afirmou.