| 17/03/2008 09h14min
O CME Group, que opera a Bolsa Mercantil de Chicago (Chicago Mercantile Exchange), assinou um acordo de US$ 9,3 bilhões para comprar a Nymex Holding (Bolsa Mercantil de Nova York), que é proprietária da bolsa de metais Comex. O negócio ganhou impulso com o anúncio, na última sexta-feira, de que a NYSE Euronext, matriz da Bolsa de Nova York, concordou em comprar o complexo de metais da CME, o que garante à NYSE mais força no próspero mercado mundial de contratos de commodities.
— A adição do mercado de metais preciosos da CME Group dá à NYSE Euronext um ponto de entrada nos negócios com futuros nos EUA — disse o executivo-chefe da NYSE, Duncan Niederauer. — Com a (plataforma de negociação) Liffe, a NYSE Arca Options e nossa compra pendente da empresa Amex Options, a NYSE Euronext tem uma forte e inovadora franquia global de derivativos — acrescentou.
A NYSE disse que a CME continuará a fazer a compensação das negociações em bases internas, enquanto a NYSE
desenvolve suas próprias opções
de compensação. A NYSE informou ainda que espera uma transição suave, porque a negociação do mercado de metais é feita numa versão de sua plataforma Liffe Connect. As negociações com o novo sistema devem começar no final deste ano.
A Chicago Board of Trade (CBOT) lançou a negociação totalmente eletrônica de metais em outubro de 2001, competindo com a Comex. CME e CBOT se fundiram no ano passado, deixando alguns operadores preocupados com o efeito dessa transação sobre o futuro dos metais da CBOT. Em 2007, o mercado de metais da CME negociou mais de 11 milhões de contratos, entre opções de ouro e prata e contratos futuros.