| 14/03/2008 02h57min
A secretária de Estado dos Estados Unidos, Condoleezza Rice, participou de um jantar oferecido pelo governo da Bahia, em Salvador. Previsto na programação da visita de Condoleezza a Salvador, o jantar ocorreu no Hotel Pestana, no bairro do Rio Vermelho.
Além do governador, Jaques Wagner (PT), participaram do evento o prefeito da capital baiana, João Henrique Carneiro (PMDB), os ministros da Cultura, Gilberto Gil, do Turismo, Marta Suplicy, e da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, além de outros políticos, empresários e artistas convidados, como Carlinhos Brown e Margareth Menezes.
O anfitrião, porém, foi o último a chegar ao evento, às 19h50min — o encontro estava marcado para as 19h30min.
Para a ministra Marta Suplicy, a visita da secretária de Estado é importante como fonte de divulgação do projeto de atração de turistas norte-americanos.
— Ela veio à Bahia para conhecer, por vontade própria. Ela sempre manifestou esse
interesse.
Convidado para o encontro como
representante da cultura baiana, Carlinhos Brown chegou ao hotel sem o ar diplomático dos demais participantes do jantar.
— Vim, na verdade, saudar (Barack) Obama. Vim desejar que esse novo líder traga um novo jeito de conduzir a política dos Estados Unidos — desafiou.
Restrito aos convidados, o encontro foi realizado na cobertura do hotel. No saguão, seguranças — um deles acompanhado por um vistoso pastor alemão — guardavam o acesso aos elevadores. No cardápio, nada de comida típica baiana. Foram servidos peixe, camarão e mamão com sorvete de sobremesa. As únicas especialidades locais estavam nas bebidas e no centro do restaurante, onde integrantes da Orquestra de Berimbau faziam uma apresentação.
Rice, de vestido preto e batom vermelho, sentou-se à mesa entre o governador e o ministro Gil e chamou a atenção dos convidados pela simpatia.
— Ela é descontraída, falante, bastante diferente daquela que a gente vê na televisão —
derreteu-se o prefeito soteropolitano, João
Henrique Carneiro. Após o jantar, Gil, Brown e Margareth promoveram um pequeno encontro musical. Nesta sexta-feira pela manhã, Rice vai visitar o histórico bairro do Pelourinho e, em seguida, seguir para a capital Santiago do Chile.