| 13/03/2008 10h33min
A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, participará na noite desta quinta-feira, em Salvador, de jantar com o governador Jaques Wagner e empresários. Segundo a Agência Estado, a principal pauta do encontro será o estímulo ao turismo étnico.
Desde o ano passado, o governo baiano e o Ministério do Turismo elaboram um plano para atrair turistas afrodescendentes americanos a Salvador e à região do recôncavo, as áreas que mais concentram a população negra no Brasil. Também deve ser discutida a captação de investimentos dos Estado Unidos aos setores agrícola e industrial do Estado.
Condoleezza chegou no início desta manhã a Brasília, onde se reúne com o pessoal da embaixada americana. Às 11h, ela tem encontro a portas fechadas com o chanceler Celso Amorim, no Palácio Itamaraty. Eles assinarão um acordo sobre o combate à discriminação racial. Posteriormente, a secretária irá ao Palácio do Planalto, onde será recebida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em
seguida, ela concederá
uma entrevista coletiva e terá um almoço de trabalho com Amorim.
Na agenda bilateral, os destaques são os assuntos relacionados com os biocombustíveis e, em particular, com a produção de etanol. No plano internacional, a agenda abrangerá desde o conflito diplomático entre Colômbia, Equador e Venezuela, até a situação no Oriente Médio, na qual o Brasil tenta exercer um papel mais ativo na busca de alternativas que permitam pacificar essa região. Amanhã, a secretária segue para o Chile, segunda e última escala de sua breve viagem pela América do Sul.