| 12/03/2008 23h03min
Pelotas terá um shopping center a partir de abril de 2009. As obras do Shopping Porto iniciam na segunda-feira. Empreendimento de R$ 60 milhões será às margens do Canal São Gonçalo, no bairro do Porto, e terá 152 lojas.
O projeto promete revitalizar a zona do Porto, região que movimentou a economia de Pelotas até o final da década de 1970, com o Frigorífico Anglo. A iniciativa é da Fundação Simon Bolívar, criada em Pelotas para incentivar o desenvolvimento regional, em parceria com a VS Planejadora e Administradora de Shoppings e a Construtora Arce Ltda.
O anúncio oficial foi feito nesta quarta-feira no auditório do Centro de Integração do Mercosul, em solenidade que reuniu o prefeito Fetter Júnior, o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), César Borges, e empresários.
A UFPel será vizinha do shopping. Em julho, a reitoria passa a funcionar no Porto em um prédio que foi adquirido pela universidade. Alguns cursos deverão ser ministrados
no bairro.
— A universidade
está estudando a possibilidade de transferir para a localidade cursos como o de Letras, Administração, Economia, Matemática e Física — adiantou o reitor.
Para o prefeito, o empreendimento será a oportunidade de gerar intenso movimento financeiro na região:
— Com a obra, será reaproveitada uma antiga e importante planta industrial de nosso município, e a comunidade pelotense voltará a ter acesso ao São Gonçalo.
O empreendimento
Área construída de 33 mil metros quadrados
Área local de 26 mil metros quadrados
152 lojas
Estacionamento para 2,2 mil carros
Seis lojas âncoras
120 lojas satélites
14 quiosques
Seis salas de cinema
Praça de alimentação com 600 lugares
Supermercados
Academia de ginástica
Centro
médico
Centro bancário
Parque de diversões
Jogos eletrônicos
Píer com quatro restaurantes à beira do Canal
São Gonçalo