» visite o site do RuralBR

 | 12/03/2008 15h19min

Saltador César Castro é ouro no Sul-Americano de Esportes Aquáticos

Brasileiro sagrou-se campeão na disputa do trampolim de 3 metros

O saltador César Castro é um dos atletas mais premiados do país na modalidade, mas poucas vezes teve o título de campeão sul-americano. Nesta quarta-feira, na abertura do Campeonato Sul-Americano Absoluto, ele sagrou-se campeão do continente em sua especialidade, o trampolim de 3 metros, pela segunda vez em sua carreira.
 
– Já estive em sete campeonatos Sul-Americanos, mas eles sempre caem em épocas de treinamento pesado ou logo após uma competição difícil. Meu primeiro título foi em 2002, em Belém. No último Sul-Americano Absoluto, em 2006, tinha acabado de chegar de um treinamento na Austrália. Estava muito cansado e fiquei em quarto lugar. Essa medalha tem um gosto especial – disse o atleta.
 
César saltou na piscina do Pinheiros com atletas que, como ele, estão classificados para os Jogos Olímpicos. Os colombianos Juan Uran e Victor Ortega e o venezuelano Ramon Fumado, conseguiram vaga para Pequim durante a Copa do Mundo realizada em fevereiro, no Parque Aquático Nacional da China.

A disputa na água
 
A prova começou com uma disputa acirrada entre César, Juan e outro venezuelano, Luis Villarroel, mas já no segundo salto, um triplo e meio para frente carpado, o brasileiro assumiu a liderança e se manteve assim até o final, terminando com 448,60 pontos. Villarroel e Uran vieram em seguida, respectivamente, com 404,15 e 385,50 pontos. Após a confirmação do ouro, o brasileiro disse o que pretende em agosto, em Pequim.
 
– Estou tirando um salto novo. É o triplo e meio ponta pé à lua. Quanto melhor executado um salto de alto grau de dificuldade, maior a pontuação. Só que tenho que estar com ele muito bem treinado porque Jogos Olímpicos não admitem erros – completou.
 
César voltou ao pódio, mas para ganhar o bronze no trampolim de 3 metros sincronizado, ao lado de Ubirajara Barbosa. Os vencedores foram Luis Villarroel e Ramon Fumado, da Venezuela, seguidos pela dupla colombiana que disputará a Olimpíada, Juan Uran e Victor Ortega.

Julina Veloso também competiu nesta quarta
 
O primeiro dia também teve Juliana Veloso e Milena Sae disputando o trampolim de 1 metro. Juliana foi prata com 259,45 pontos. Na frente dela ficou a venezuelana Alejandra Fuentes (270,35) e atrás a colombiana Diana Pineda (232,25). Assim como Juliana , Diana também disputará os Jogos Olímpicos.
 
– Esta competição é importante para nós. O Brasil sempre vencia os saltos na América do Sul e em 2006 nós perdemos. Estamos querendo voltar a ganhar como equipe. Fiquei feliz porque esta não é a minha especialidade – disse Juliana.
 
A saltadora brasileira conseguiu classificação para Pequim após a Copa do Mundo de Pequim, na repescagem. Ela conta que será uma despedida da prova de plataforma.
 
– Estou há 12 anos na seleção brasileira adulta saltando plataforma. Só que esta é uma prova difícil porque você se machuca muito, fica períodos sem poder cair na piscina, e aí não consegue estabelecer um plano de treinamento muito certo. Será bom ir a Pequim só pela plataforma porque vou me dedicar ao máximo a ela e então fazer minha despedida. Quero ainda disputar em Londres 2012, mas no trampolim de 3 metros – disse.
 
A disputa entre países promete emoções no tanque de saltos do Pinheiros. Após os resultados do primeiro dia, a Venezuela saiu na frente com 72 pontos, com o Brasil logo atrás (70). A Colômbia está em terceiro, com 57 pontos, seguida por Chile (27) e Equador (16).

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS