| 07/03/2008 07h29min
Os investidores da Bolsa de Tóquio decidiram se desfazer de ações de empresas exportadoras, do setor imobiliário e de bancos, devido à alta do iene. Como resultado, o índice Nikkei 225 sofreu baixa de 432,62 pontos, ou 3,3%, e fechou aos 12.782,8 pontos, o pior resultado desde 22 de janeiro.
Taxa de juros
O Banco do Japão (BoJ) decidiu, nesta sexta-feira, manter a taxa de juros inalterada em 0,5% ao fim de uma reunião de dois dias do Comitê de Política Monetária. A decisão foi unânime e em linha com as estimativas dos analistas. É o quarto mês seguido que o comitê vota de maneira unânime para deixar as taxas inalteradas em meio ao crescimento dos riscos sobre uma desaceleração nas economias mundiais.
A decisão foi uma conseqüência dos recentes dados domésticos que ofuscaram a perspectiva para um ciclo de crescimento econômico guiado pela produção, renda e gastos. A produção industrial registrou uma queda maior do que
esperada em janeiro ameaçando o ciclo de
crescimento. Os números divulgados pelo governo japonês na semana passada mostraram que o produto industrial do país caiu 2% no mês, comparado com a queda de 0,6% esperada pelos economistas.