| 06/03/2008 11h42min
Pouco importa se no primeiro turno o Brasil-Pe foi goleado em casa pelo Internacional, por 5 a 0; não interessa se o time está em penúltimo no Grupo 2 do Gauchão; ninguém quer saber da superioridade técnica colorada sobre o rubro-negro: os Xavantes querem é fazer uma grande festa no Estádio Beira-Rio.
E, para isto, um grupo de torcedores ligados ao site Fórum Xavante conseguiu arrecadar os aproximadamente R$ 1,5 mil necessários para confirmar a presença da Garra Xavante. A Garra, na verdade, é a famosa charanga do Brasil-Pe.
Formada por músicos profissionais, a Garra não costuma se apresentar fora do Estádio Bento Freitas em função dos custos com transporte, alimentação e ingressos dos instrumentistas. Mas a comovente mobilização dos rubro-negros surtiu efeito. Retirando recursos do próprio bolso, cerca de 20 torcedores financiaram a presença de 40 músicos profissionais da Garra Xavante no Beira-Rio, sábado, quando o Brasil-Pe enfrenta o Internacional.
Em Porto Alegre, outros torcedores se articularam, não só para a "vaquinha", mas também para conseguir 40 ingressos para a Garra Xavante, e para liberar junto à Brigada Militar o elenco de instrumentos de percussão e sopro.
São esperados 500 torcedores xavantes, entre as excursões de Pelotas, Serra Gaúcha e Santa Catarina, mais os rubro-negros que moram em Porto Alegre. O grupo será reunido em um local específico, pela Brigada Militar, e receberá escolta policial antes e depois da partida.