| 05/03/2008 12h30min
O ouvidor-geral do governo gaúcho, Adão José Correa Paiani, está em Santana do Livramento negociando o fim dos bloqueios em oito estradas com o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). Ele já esteve em Nova Santa Rita, onde integrantes do grupo causaram um congestionamento de seis quilômetros na BR-386, na altura do km 433, e disse que os manifestantes já estão se retirando do local.
O protesto seria para denunciar atos de violência cometidos pela Brigada Militar (BM) na reintegração de posse da Fazenda Tarumã, da empresa finlandesa Stora Enso, em Rosário do Sul. Na terça-feira, agricultoras da Via Campesina invadiram a área e destruíram pés de eucalipto. Elas alegavam que a propriedade foi adquirida por uma empresa "laranja" da Stora Enso. De acordo com Paiani será feito um levantamento por parte da Ouvidoria para averiguar os métodos usados pela BM.
— O dever era de respeitar os direitos individuais de cada integrante do movimento, sem prática de
arbitrariedade — salientou,
afirmando que um relatório será enviado à governadora sobre a ação. No documento, deverão constar críticas à operação e ao afastamento da imprensa do local. Os jornalistas foram impedidos de ficar junto à fazenda para acompanhar a reintegração de posse por parte da BM.
Paiani acredita que, com a liberação das agricultoras que estavam detidas e a devolução de seus bens que ficaram na propriedade no momento da prisão, os bloqueios a estradas devam acabar, no mais tardar, às 15h. Ele disse que permanecerá no local, garantindo que "não haja nenhuma situação de ameaça aos direitos humanos". Questionado sobre a possibilidade de retirar os sem-terra com outra ação da PM, respondeu:
— Não trabalho com essa possibilidade.
Para o ouvidor, ações como essas devem voltar a ocorrer até sábado, como parte da mobilização de Via Campesina e MST pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.
Os trechos que foram
bloqueados pelo MST:
Nova Santa Rita - km
433 - BR-386 (Tabaí-Canoas)
Bossoroca - km 48 - RS-168 (Bossoroca-Santiago)
Tupanciretã - km 3 - BR-158 (RSC-392)
Santana do Livramento - BR-158, próximo ao trevo de acesso a Rosário
Piratini - km 85 - BR-293
Hulha Negra - km 159 - BR-293
Charqueadas - RS-290, próximo ao pedágio da Univias
Pedro Osório - km 581 - BR-116