| 05/03/2008 09h09min
A maior parte dos mercados da Ásia apresentou queda, devido a temores sobre a iminente recessão nos Estados Unidos e no Japão e os esforços para esfriar as superaquecidas economias de China, Vietnã e Austrália. As preocupações de que Pequim irá adotar medidas adicionais de aperto monetário e aumentar os controles macroeconômicos — conforme palavras do primeiro-ministro Wen Jiabao, que reiterou a necessidade de esfriar o crescimento econômico e controlar a inflação — e o fraco desempenho da Bolsa de Xangai levaram a de Hong Kong a ter um leve recuo, apesar dos ganhos obtidos por empresas de telecomunicações chinesas depois do anúncio de reestruturação do setor. O índice Hang Seng cedeu 0,02% e fechou aos 23.114,34 pontos.
As Bolsas da China recuaram pelo segundo pregão consecutivo, sob efeito das possíveis medidas econômicas para maior controle admitidas por Jiabao. O índice Xangai Composto caiu 1% e fechou aos 4.292,65 pontos, com forte volume de negociações. Já o Shenzhen Composto
perdeu 0,6% e
encerrou aos 1.380,89 pontos. A alta taxa de paridade central dólar-yuan e a recuperação do dólar sobre o euro fez a moeda chinesa se desvalorizar em relação à unidade americana.
A Bolsa de Taipé, em Taiwan, fechou com ligeira alta. O índice Taiwan Weighted subiu 0,2% e terminou aos 8.483,95 pontos. A elevação ocorreu em razão da entrada de recursos no país, ocasionada pela alta da moeda local. Novamente com fraco volume de negociações, a Bolsa de Seul, na Coréia do Sul, fechou estável. O índice Kospi subiu 0,92 ponto, ou 0,05%, e fechou aos 1.677,10 pontos. O desempenho dos mercados americanos e a forte realização de lucros das ações da PLDT fizeram com que o mercado filipino registrasse queda. O índice PSE Composto da Bolsa de Manila recuou 0,5% e fechou aos 3.092,65 pontos, com baixo volume de negociações.
O mercado australiano encerrou praticamente estável, ainda em razão das preocupações sobre o setor financeiro, embora a bolsa local tenha superado o desempenho
de Wall Street com
modestos ganhos no setor de recursos naturais. O índice S&P/ASX 200 da Bolsa de Sydney caiu 0,1% e fechou aos 5.376,6 pontos.
A queda em Wall Street ontem e os risco do crescimento econômico da China fizeram a Bolsa de Cingapura cair pela quinta sessão consecutiva. O índice Straits Times recuou 0,3% e fechou aos 2.910,77 pontos. Compras de ações em oferta fizeram a Bolsa de Jacarta, na Indonésia, recuperar-se após três sessões de baixa. O índice composto subiu 0,2% e fechou aos 2.639,65 pontos. Na Tailândia, perdas nas blue chips de energia, por conta da queda global dos preços do petróleo, fizeram o índice SET da Bolsa de Bangcoc recuar 0,8% e fechar aos 824,98 pontos. O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, caiu 2,6%, fechando aos 1.280,23 pontos, menor nível em sete meses.