| 03/03/2008 11h10min
Os Estados Unidos e a União Européia (UE) entraram com uma queixa contra a China na Organização Mundial do Comércio (OMC) com relação às restrições sobre as agências de notícias financeiras. A entidade disse que recebeu uma apresentação oficial da UE sobre as regras anunciadas há 18 meses limitando a capacidade das agências de notícias Reuters, Dow Jones e Bloomberg de distribuir informações financeiras a bancos, agências governamentais e outros clientes na China.
Os EUA afirmaram que também apresentaram uma queixa. O pedido inicia um período de consultas de 60 dias. Se as negociações falharem, os EUA e a União Européia podem pedir à OMC para lançar uma investigação formal.
— O tratamento limitado da China de fornecedores estrangeiros de informações financeiras deixam os EUA e outros fornecedores estrangeiros em uma séria desvantagem competitiva — disse a representante do Comércio dos EUA, Susan Schwab. — Nós levantamos essa questão junto à China diversas vezes, mas o
problema ainda não foi
resolvido. Nós esperamos que a apresentação de nosso pedido para consultas formais da OMC levem a uma rápida resolução desta questão — acrescentou.