| 27/02/2008 09h37min
O ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, que esteve reunido com a governadora Yeda Crusius na semana passada, afirmou hoje que existe um projeto em estudo para a construção de duas hidrelétricas sobre o Rio Uruguai, no Rio Grande do Sul. Segundo o ministro, um dos empreendimentos seria o já conhecido projeto de Garabi, em Garruchos. A segunda usina, ainda sem local definido, ficaria quase na divisa com Santa Catarina. Ambas beneficiariam conjuntamente Brasil e Argentina.
Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, Lobão afirmou que os governos dos dois países estão em avançadas negociações para a implantação dos projetos. Mas, segundo ele, os estudos devem demorar de um ano e meio a dois anos, no máximo.
— Estamos desenvolvendo estudos para ingressarmos rapidamente, sem burocracia, nesse projeto conjunto — afirmou Lobão. De acordo com ele, a ministra do Meio-Ambiente, Marina Silva, seria incluída na comissão de estudos para que as liberações ocorram de forma rápida.
Energia
eólica
Sobre as possibilidades de implementação de energia eólica no Estado, o ministro não adiantou projetos. No entanto, ele demonstrou interesse e otimismo para investimentos desse tipo no Rio Grande do Sul:
— O Rio Grande do Sul e o Nordeste têm grande possibilidades neste setor. Não é uma energia tão cara. É mais cara do que a energia hidrelétrica e do que a termelétrica. Mas é perfeitamente viável e tecnicamente possível. Vamos ingressar nesse sistema no Rio Grande do Sul — afirmou Lobão.
Apagão
Não há risco de apagão elétrico em 2008, segundo Lobão. No entanto o ministro admitiu que o país precisa investir para eliminar essa possibilidade em 2009:
— Não há risco de apagão e sequer de racionamento em 2008. Estamos tomando providências para que em 2009 isso também não aconteça.
Yeda e Lobão fizeram reunião em Brasília na semana passada
Foto:
Jefferson Bernardes, Palácio Piratini