| 25/02/2008 17h35min
O Exército turco assegurou nesta segunda-feira que matou 41 militantes do grupo armado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK). Com isso, as baixas dos rebeldes chegam a 153 desde que, na semana passada, começou a ofensiva militar no norte do Iraque.
O Estado-Maior do Exército informou ainda que dois soldados morreram nos confrontos contra os rebeldes curdos. Com as baixas, o número de soldados mortos reconhecido pela Turquia sobe para 17, além de três guardas rurais, corpo paramilitar formado por curdos leais a Ancara.
O comandante do braço militar do PKK, Bahoz Erdal, afirmou hoje que 81 soldados turcos morreram em território iraquiano desde 20 fevereiro em choques com milicianos curdos.
Apesar das baixas em suas fileiras, em comunicado publicado em seu site a cúpula militar disse que "o moral de nossas forças que participam da operação é alto e a determinação e decisão são completas".
O comando do Exército explicou que o
maior combate aconteceu nos territórios
iraquianos sob controle turco, o que poderia se referir aos locais que, segundo o site PUKmedia, foram ocupados pelos militares no distrito de Amediye, na província de Dohuk.
"Durante a noite de domingo, os terroristas tentaram penetrar através da região que nossas forças têm sob seu controle, mas sua manobra foi descoberta e foram repelidos a tiros, sofrendo baixas. Ao não poder escapar, pediram a ajuda de outros grupos no interior do Iraque", afirma a nota.
Funeral dos soldados turcos mortos durante uma operação militar contra as guerrilhas do PKK
Foto:
STR, EFE