| 19/02/2008 19h30min
Dois dos principais projetos de investimento na área de energia para o Estado serão retomados pelo governo Lula. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, anunciou nesta terça-feira a intenção de prospectar petróleo na Bacia de Pelotas, em Rio Grande. Além disso, ele adiantou que entraves para a construção da Usina Hidrelétrica Binacional de Garabi, na região das Missões, já foram solucionados. Na sexta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, vão conversar sobre o futuro do empreendimento, que atinge municípios na fronteira.
As medidas foram apresentadas à governadora Yeda Crusius e a uma comitiva de deputados, prefeitos e empresários. Ela abriu o encontro listando os sete empreendimentos considerados essenciais.
— Não é para o meu governo, mas estou fazendo a minha parte. Temos propostas concretas de investimentos para o Estado — reconheceu.
A sinalização de Lobão, que mostrou conhecer a
economia gaúcha, serviu para que
prefeitos da região das Missões comecem a se organizar a longo prazo. Os resultados da prospecção de petróleo em Rio Grande também deverá demorar para aparecer. O Ministério de Minas e Energia informa que a Agência Nacional de Petróleo (ANP) deve colocar em leilão, entre março e maio, 20 blocos de exploração na Bacia de Pelotas.
— Se tivéssemos os royalties do petróleo, não teríamos déficit — apontou Yeda.