| 18/02/2008 19h16min
Florianópolis transforma-se, desta terça, dia 19, até o sábado, dia 23, no centro brasileiro da Vela de Oceano, com a Mitsubishi Motors Sailing Week Ilha de Santa Catarina. Trata-se da 19ª edição do Circuito Oceânico Ilha de Santa Catarina, evento que conta com alguns dos melhores velejadores e dos mais bem equipados barcos de regata do Brasil.
Entre os 40 veleiros confirmados estão o novo Phoenix Mitsubishi Motors Gol, de Eduardo Souza Ramos, que ano passado venceu o Circuito com seu antigo Phoenix, e o Touchè Super, de Ernesto Breda, campeão do tradicional Circuito Rio em 2007. A disputa entre ambos na ORC Internacional 500 promete ser boa. O primeiro contará com o reforço de André “Bochecha” Fonseca, que vai representar o Brasil nas Olimpíadas pela classe 49er. O segundo, de ninguém menos que o próprio treinador de Bochecha, o medalhista pan-americano Alexandre Paradeda.
Este ano o evento também conta como as primeiras etapas dos campeonatos brasileiros de ORC Internacional e ORC-Club, da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO), o que, para os organizadores, o Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha e a Flotilha Catarinense de Veleiros de Oceano, é o reconhecimento da raia de Jurerê como uma das melhores do Brasil.
A regata tem percurso médio, com cerca de 35 milhas ou 65 quilômetros. A largada será às 12 horas nas imediações de Jurerê, onde também estarão as bóias de chegada. A princípio, os barcos maiores seguirão até as ilhas do Arvoredo e Deserta. De lá, os da ORC-Club pegarão o rumo de volta a Jurerê, enquanto os da Internacional irão até a Ilha do Mata Fome para de lá retornarem. Já os barcos menores (das classes RGS e Bico-de-proa) seguirão até a Praia Brava.
A competição conta com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, através do Fundesporte, da Capitania dos Portos, da Schaefer Yatchs, do Lagoa Iate Clube (LIC) e da Revista Náutica.