| 18/02/2008 10h22min
As tropas chinesas iniciaram treinos antiterrorismo para garantir a segurança durante os Jogos Olímpicos em agosto, em Pequim. A informação foi dada pelo Estado-Maior Geral do Exército de Libertação Popular (ELP) da China.
– Este ano será um teste desafiador. Por isso, fizemos programas de treinos massivos antes dos Jogos Olímpicos para estarmos bem preparados contra qualquer ameaça possível – disse um oficial do ELP.
O oficial, que não se identificou, disse que as tropas para a segurança, durante os Jogos, focam nas ameaças bioquímicas e nucleares, assim como operações de resgate de emergência. Segundo o militar, inspeções de segurança no Cubo Aquático, um dos locais olímpicos mais atraentes para eventos aquáticos, foram concluídas na sexta-feira passada antes da 16ª Taça Mundial de Mergulho, que ocorrerá entre 19 e 24 de fevereiro.
Em junho de 2007, o Estado Maior do Exército criou uma unidade de segurança para os Jogos, integrando grupos do exército, marinha e força aérea. Esta unidade é responsável pela proteção aérea em todos os locais olímpicos e segurança marítima de todos os locais costeiros, e combaterá as ameaças não tradicionais durante o evento, especialmente ataques terroristas bioquímicos e nucleares.
Além disso, a unidade também ajudará a polícia a prevenir e combater ataques terroristas assim como operações de resgate em desastres ou situações de emergência.
AGÊNCIA XINHUA