Nesta quinta-feira, a senadora Hillary Clinton foi declarada oficialmente vencedora do caucus democrata de Novo México, após um complicado processo de apuração de votos, que demorou quase 10 dias para ser concluído. O Estado foi um dos 24 a realizar suas prévias, no último dia 5, durante a Superterça, mas os resultados foram tão próximos que não se pôde proclamar uma vitória logo após o fim da votação.
Depois de uma profunda revisão entre os votos conseguidos por Hillary e seu rival Barack Obama, se determinou que a ex-primeira-dama foi a pré-candidata democrata mais votada, o que lhe outorga 14 delegados para a Convenção Nacional Democrata, que será realizada em Denver, no final
de agosto. O senador conseguiu os 12
delegados restantes que estavam em jogo no Estado. Hoje, a senadora por Nova York se disse "orgulhosa" por contar com o apoio dos cidadãos do Novo México:
— Do fortalecimento da economia ao fornecimento de cuidados de saúde para todos os americanos, os cidadãos do Novo México querem soluções reais para os desafios enfrentados por nossa nação.
EFE