| 09/02/2008 17h11min
O Avaí entra em campo, neste domingo, às 18h10min, para o clássico diante do Figueirense, na Ressacada, defendendo a liderança, com o melhor ataque, a melhor defesa, com o goleador do campeonato, Vandinho, sem desfalques e o futebol mais envolvente do turno. O cilcRBS narra todos os lances da partida no Minuto a Minuto.
Para deixar o torcedor azurra mais confiante, o alvinegro chega destroçado por um empate diante do lanterna da competição, o Cidade Azul, na última rodada e cheio de desfalques. Sinônimo de favoritismo? Só para quem não conhece o maior clássico do futebol catarinense.
Após mais de 80 anos de confrontos, de história, de títulos, de conquistas, de duelos históricos, está
provado que, quando a bola rola, as camisas de Avaí e
Figueirense passam a valer mais que os 22 jogadores em campo. Os dois mantos sagrados obedecem, cegamente, o incentivo que vem das arquibancadas.
Sabendo desta importância, deste campeonato paralelo, Sérgio Ramirez e Alexandre Gallo não querem ver seus planos para a temporada desandarem após 90 minutos. Porque é isso que acontece em caso de derrota no clássico.
Se o Avaí ganhar, enterra o rival no turno e parte célere rumo ao título da fase, à vaga na final e na Copa do Brasil. Se der Figueirense, o alvinegro encosta no azurra, e como time com estirpe de Série A, dificilmente perderá o embalo rumo ao título.
Vandinho x Edu Sales
A semana foi recheada de expectativas sobre Avaí e Figueirense. Como será o jogo, quem será o vencedor? Uma das declarações mais comuns foi que, neste domingo, o clássico será definido nos detalhes.
Se for mesmo assim, dois jogadores aparecem como provavéis heróis do confronto. Vandinho, pelo Leão, ou Edu sales, do lado alvinegro, têm tudo para ser o "nome do jogo".
Nove gols em seis jogos, média de 1,5 por partida, artilheiro do campeonato. Vandinho ainda joga no líder do campeonato e que tem a seu favor todos os números do Campeonato. São dados que credenciam o camisa 9 como o possível diferencial do Leão.
— É meu primeiro clássico e a expectativa é grande para ver a Ressacada lotada, apoiando forte. É um jogo difícil, teremos que estar bem focado — disse.
Apesar de estar há apenas dois meses no Figueirense, Edu Sales vem conquistando, aos poucos, a empatia do exigente torcedor alvinegro. Na sua estréia diante do Brusque, com apenas três toques na bola, fez um gol e apresentou o seu cartão de visitas. No jogo seguinte, marcou mais dois e entrou nas graças da torcida.
— Estou com uma boa expectativa para o jogo contra o Avaí. Clássico a gente sempre tem que fazer o nosso melhor. Espero fazer um gol no domingo. Atacante vive de gol e comigo não é diferente.
MARCOS CASTIEL, MAURÍCIO FRIGHETTO E DIOGO D'ÁVILA DO DIÁRIO CATARINENSE