| 06/02/2008 16h02min
Os supermercados do Estado venderam 10% a mais neste Carnaval em relação ao mesmo período do ano passado. Carne, cerveja e frutas foram os destaques. Segundo a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), o consumidor comprou 18% a mais em bebidas, que foram alvo de promoções nos estabelecimentos.
Os consumidores apostaram no churrasco, que ficou mais barato devido à portaria que liberou a compra de carne de mais Estados brasileiros. O preço da costela caiu 15% e, segundo o diretor da Agas, Antonio Ortiz, deve cair mais ainda em fevereiro, quando há redução de consumo.
Setor de hotelaria também comemora resultados
O setor da hotelaria e da gastronomia do litoral também comemora. O tempo ajudou e foi mantida a média dos últimos anos, em que 90% dos 19 mil leitos foram ocupados, segundo o presidente do Sindicato dos Hotéis e Restaurantes, André Pozzi.
Ele conta que os hotéis não conseguem elevar há cinco
anos o preço das diárias, mesmo com o aumento de custos.
Segundo Pozzi, os hóspedes estão exigentes em relação aos preços, realizando pesquisas na hora das reservas e acirrando a concorrência no setor.
Para o Carnaval, as diárias no litoral ficaram entre R$ 100 a R$ 200 por casal. Para comer, o veranista tem optado por bufê a quilo ou lanches rápidos, mais econômicos, destaca Pozzi.
Frutas foram um dos destaques nas vendas nos supermercados neste Carnaval
Foto:
Rogério Fernandes
/
Agência RBS