| 01/02/2008 13h05min
O trecho Sul da BR-101 permanece interditado no km 223 e 225, em Palhoça, na Grande Florianópolis devido ao adensamento da pista causado pela chuva das últimas horas.
No trecho Norte da rodovia, em Piçarras, o fluxo de veículos voltou a ser interrompido depois que a pista cedeu no km 99, na manhã desta sexta-feira.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) há diversos pontos de alagamentos e deslizamentos de terra em toda a extensão da BR-101. Nestes locais o trânsito flui lentamente em apenas uma das pistas.
Equipes do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit) trabalham desde o início da manhã na construção de um acesso à marginal da BR-101 no km 225, de pista simples, para que a passagem de veículos seja liberada. A previsão é que o desvio esteja pronto ainda na tarde desta sexta-feira.
No norte do Estado, o nível do Rio Piçarras está cinco metros acima do normal. A estrutura da ponte sobre o rio, na
BR-101, está comprometida.
Entre os
pontos mais comprometidos nas demais estradas federais que cruzam Santa Catarina, segundo a PRF, destaca-se o km 69 da BR-282 em Rancho Queimado, e os kms 74 e 77 da BR-280 em Jaraguá do Sul e Corupá, respectivamente, onde a pista cedeu.
Rotas alternativas
São poucas as opções para os motoristas que buscam evitar os trechos interrompidos da BR-101 nesta sexta-feira. Para quem quer fugir do congestionamento na Grande Florianópolis, no sentido Sul-Norte, a alternativa é seguir pela SC-438, a partir de Tubarão, no Sul do Estado.
O motorista deve subir a Serra do Rio do Rastro e pegar a BR-116 até a BR-470. A partir de lá, escolhe a melhor rota para seguir de acordo com o seu destino.
Para quem segue no sentido Norte-Sul, há duas opções. O condutor pode enfrentar o trânsito lento próximo ao fim da pista duplicada, em Palhoça, até o acesso ao trevo de Santo Amaro da Imperatriz, e de lá seguir
pela BR-282.
A outra alternativa é seguir pela
BR-470 a partir de Itajaí, no Litoral Centro-Norte do Estado, até a BR-116, seguindo depois pela SC-438 — descendo pela Serra do Rio do Rastro — até retomar a BR-101 em Tubarão, no Sul do Estado.
O motorista que quer evitar o congestionamento nos dois sentidos da BR-101, em Piçarras, pode utilizar o desvio que liga o balneário de Penha, no município, à praia de Itajubá, em Barra Velha. O trânsito é lento no local, porém não há bloqueio.