| 28/01/2008 18h32min
As ações financeiras e de empresas do setor de energia estão ajudando a sustentar o mercado de ações norte-americano em alta nesta segunda-feira, com os investidores apostando em um agressivo corte no juro ao final do encontro de política monetária do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) nesta quarta-feira.
— O principal evento da semana será a decisão sobre juro do Fed na quarta-feira. Eu não consigo me lembrar de quando os sábios tiveram tal opinião dividida sobre o resultado esperado — disse o estrategista de mercado Elliot Spar, da Stifel Nicolaus & Co.
As ações do setor financeiros são sustentadas pelas expectativas de um corte de 0,50 ponto porcentual. Alguns participantes no mercado mantêm as esperanças de que cortes adicionais no juro vão evitar uma recessão.
O relatório sobre as condições do mercado de mão-de-obra em janeiro, esperado na sexta-feira, será atentamente observado pelo mercado para ver se este setor — o último
pilar da economia dos EUA — está se
mantendo melhor do que se imagina, ou se as dispensas no setor financeiro estão se espalhando para outras partes da economia.
Entre as empresas que divulgaram balanços mais cedo, as ações do McDonald's caíam 6,47%, apesar do lucro obtido no quarto trimestre, com os investidores focando os sinais de desaceleração do crescimento em dezembro.
Às 18h03min (de Brasília), o índice Dow Jones subia 0,74%, o Nasdaq avançava 0,46% e o S&P500 registrava um ganho de 1,01%. As informações são da Dow Jones.