| 21/01/2008 11h32min
As quedas pronunciadas dos mercados externos só dão uma direção para a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) hoje: a de baixa, tendo como pano de fundo uma situação que já foi classificada como de "pânico" nas bolsas européias. Às 11h11min, o índice Bovespa despencava 5,70% a 54.227 pontos — na pontuação mínima do dia até o momento.
No mesmo horário, a Bolsa de Londres recuava 3,33%, depois de cair mais de 5% durante a sessão. A Bolsa de Paris cedia 4,70%, ante perdas de 7% mais cedo, e a Bolsa de Frankfurt tinha baixa de 5,30%, de um recuo de mais de 7% pela manhã. Na Ásia, a Bolsa de Tóquio perdeu 3,9% e Hong Kong, 5,5%.
Mesmo com o mercado acionário dos EUA fechado hoje por causa do feriado de Martin Luther King Jr., os futuros das ações norte-americanas estão funcionando e indicam uma trituração dos preços dos ativos. As perdas refletem a resposta sem entusiasmo do mercado acionário na sexta-feira passada ao plano de estímulo fiscal esboçado pelo presidente dos
EUA, George W. Bush. As
últimas recessões norte-americanas duraram, em média, nove meses, um prazo curto para que os políticos da Casa Branca consigam um apoio ao pacote.