| 17/01/2008 18h23min
Uma comissão de deputados deve visitar o Rio Grande do Sul para acompanhar as investigações sobre o caso da menina de 14 anos que passou a noite na Colônia Penal Agrícola (CPA) de Charqueadas. O pedido foi feito pela deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente no Congresso Nacional.
Seriam os mesmos parlamentares que estiveram no Pará, quando uma jovem de 15 anos que passou quase um mês presa com 20 homens, no final do ano passado. Maria do Rosário encaminhou um ofício ao governo do Estado pedindo punição rigorosa aos responsáveis pelo episódio.
— Não é novidade a ousadia de grupos criminosos utilizar crianças e adolescentes para atingir seus objetivos. Todos os que praticaram este ato violento devem ser identificados e responsabilizados. Mas o que nos estarrece ainda mais a facilidade com que esta adolescente entrou e permaneceu no estabelecimento penal — destacou, em nota, a
deputada.
Maria do
Rosário pediu à governadora que ela tome uma atitude enérgica e imediata sobre a questão. Uma sindicância aberta pela Superintendência dos Serviços Penitenciários apura as falhas ocorridas na CPA. Já foi constatado que o portão de entrada da CPA estava desguarnecido no horário que a garota chegou à cadeia.
Adolescente de 14 anos teria entrado na cadeia para levar encomendas a um homem
Foto:
Ronaldo Bernardi