| 01/01/2008 09h30min
As regras são simples: o peão tem que permanecer oito segundos em cima de um touro bravo segurando a corda americana com apenas uma mão, não podendo tocar no dorso do animal com a mão que fica livre e que ajuda no equilíbrio. Essa é a descrição da montaria em touro, sexto maior esporte nos Estados Unidos que atrai uma legião cada vez maior de fãs e aficcionados.
Com sede no Colorado, o Professional Bull Riders (PBR) foi criado em 1992 por um grupo de 20 peões que perceberam que as montarias eram o evento de maior destaque dentro dos rodeios, com potencial para ganhar destaque em outros cenários. A empresa cresceu, teve rendimentos supreendentes e ganhou maior atenção da mídia, e as provas de montaria passaram a integrar a programação das principais emissoras americanas.
Desde 2007 o circuito norte-americano do Professional Bull Riders pode ser visto em 84 países por mais de 100 milhões de telespectores a cada ano. A grande final, realizada em Las Vegas, reúne um público de 90 mil pessoas, e as mais de 300 etapas anuais envolvem cerca de 1,2 mil peões dos Estados Unidos, Austrália, Brasil, Canadá e México.
PBR no Brasil
O campeonato mundial de montarias em touros chegou também ao Brasil, onde é chamado de PBR Brazil e acontece em etapas individuais ou dentro de rodeios, e reúnem estrelas brasileiras que fazem sucesso no circuito internacional, como os peões Valdirom de Oliveira e Adriano Moraes.
Para trazer o universo do Professional Bull Riders para perto dos telespectadores brasileiros o Canal Rural transmite aos sábados, das 12h30min às 13h30min, as etapas do PBR americano. A apresentação fica a cargo de Rafael Vilella, auxiliado pelos comentários do ex-competidor André Metzker e do diretor da PBR Brazil, Flávio Junqueira. O programa é reprisado aos domingos, às 12h30min.