| 26/12/2007 12h23min
O uso eficiente da água na agropecuária e a produção de madeira certificada estão entre as metas do Plano Diretor da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para o quadriênio 2008/11, que vão monitorar o progresso da Embrapa nos próximos quatro anos. O documento foi elaborado durante workshop na sede da empresa, em Brasília, com a participação de funcionários.
Outras metas estabelecidas estão relacionadas aos impactos das mudanças climáticas, o uso eficiente da água na agropecuária, produção de madeira certificada, transferência de tecnologia para empreendimento agropecuário e agroindústrias de pequeno porte e boas práticas produtivas.
Para o diretor da Embrapa, Geraldo Eugênio, a adoção de metas ajudará a empresa a intensificar sua atuação internacional, qualificar ainda mais seus recursos humanos, se tornar um modelo empresarial e desenvolver gestores capacitados.
– Com certeza, as metas mobilizadoras são um diferencial, já que no prazo de quatro anos, os resultados efetivamente começarão a aparecer – explicou.
De acordo com o presidente da Embrapa, Silvio Crestana, o Plano Diretor será um desafio de gestão e fundamental para atingir os objetivos traçados.
– Precisamos investir num gestor intermediário, que tenha visão estratégica e atue em conjunto com o operacional, por isso a importância de se investir na formação e capacitação de gestores na empresa – completou.
Crestana ressaltou, ainda, o esforço de vários setores da empresa e das unidades, deixando de estar concentrado apenas entre a diretoria e os órgãos da sede.
– O planejamento conjuntural é muito importante. Estamos resgatando aquilo que se perdeu no passado e com certeza vamos fazer a diferença com o planejamento do futuro a médio e longo prazo.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA