| 21/12/2007 12h51min
A maçã certificada, originária do Sistema de Produção Integrada, deu certo e abriu espaço para o pêssego diferenciado e seguro. Com selo de identificação em espaços especialmente projetados em oito lojas da rede de supermercados Apolo/Cesa nos municípios de Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Farroupilha, no Rio Grande do Sul, as frutas certificadas estão sendo vendidas aos consumidores da serra gaúcha até o Natal. Inicialmente, cinco produtores ligados à Cooperativa Pradense, de Antônio Prado, participam dessa etapa do projeto, que segue as normas do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
- A certificação é o resultado do trabalho de pesquisa e de extensão desenvolvido pela equipe de técnicos e produtores envolvidos com a produção integrada de pêssego, em especial, na região da Serra Gaúcha - explica o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Marcos Botton, coordenador do projeto na unidade.
Altemar Magnabosco,
vice-presidente da Cooperativa Agropecuária
Pradense, acredita que a certificação possibilitará maior retorno financeiro aos produtores. Todo o processo de qualificação contou com o apoio da engenheira agrônoma da cooperativa, Rosane Veretti, e pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho. A produção certificada chegou a 80 toneladas da variedade chimarrita.
A produção integrada de pêssego é um projeto nacional coordenado pelo professor José Carlos Fachinello, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que conta com ações regionais em Porto Alegre e Pelotas e na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, além dos Estados do Paraná e São Paulo. O processo tem ainda o apoio do Sebrae/RS, por meio do Programa Juntos para Competir.