| 19/12/2007 14h11min
O treinador Vagner Mancini chegou no Olímpico dizendo que a salvação do futebol está nas categorias de base e o Grêmio dá sinais de que deve apostar nos jogadores do time júnior para renovar o grupo principal na temporada 2008. Dois já confirmados são o lateral-direito Felipe Mattione e o meia Itaqui. Com as saídas de Patrício e Bustos, Mattione deve começar o próximo ano como titular.
Outros nomes da base serão observados de perto pelo auxiliar-técnico Armando Bracalli. Ele viajará a São Bernardo do Campo para acompanhar os jogos do Grêmio na primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior, no início de janeiro. O Grêmio está no grupo Q, junto com o São Bernardo, o Ypiranga-PE, e o Botafogo-PB.
A competição servirá para uma análise mais detalhada sobre o zagueiro Vágner, o volante Rafael Carioca, além do meia Maylson e do atacante Jhonatan já usados pelo ex-técnico Mano Menezes. Eles também têm boas chances de serem promovidos.
Na
terça, o Grêmio terminou em quarto lugar
o Campeonato Brasileiro Sub-20. Na decisão do terceiro lugar, o time empatou em 2 a 2 com o Paraná, mas perdeu nos pênaltis.