| 13/12/2007 19h06min
A Petrobras e sua subsidiária Refinaria Alberto Pasqualini – Refap, localizada em Canoas (RS), iniciaram a comercialização de 380 milhões de litros de biodesel com as empresas distribuidoras de diesel do país, o que significa a efetiva introdução deste combustível renovável na matriz energética brasileira, conforme previsto no Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel.
Na quarta, dia 12, foram realizadas vendas eletrônicas nas áreas de abrangência da Refap, no Rio Grande do Sul, e nas regiões Centro-Oeste e Norte, onde a Petrobras atua. As distribuidoras compraram 157 milhões de litros, no valor de, aproximadamente, R$ 300 milhões. O volume vendido corresponde a 97,44% do biodiesel ofertado naquelas áreas. Para esta quinta estão previstos leilões destinados às empresas situadas na região Sudeste e em parte do Nordeste.
De acordo com a Lei no 11.097, de 13/01/2005, a partir de 1º de janeiro de 2008, todo o diesel comercializado no Brasil deverá conter 2% de biodiesel.
O biodiesel colocado à venda foi arrematado, pela Refap e pela Petrobras, nos leilões da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP, nos dias 13 e 14 de novembro passado, para atender a demanda prevista para o primeiro semestre de 2008.
A Petrobras e Refap estão realizando as vendas de biodiesel, para todas as distribuidoras de diesel do país, por intermédio da Petronect, uma subsidiária da Petrobras que presta serviços de comercialização de materiais e serviços para empresas do Sistema Petrobras, por meio do seu portal de negociações eletrônicas, em ambiente de internet.
De forma a atender à legislação vigente, foi realizado um estudo para otimização da logística de distribuição de biodesel entre as distribuidoras de diesel do país. No estudo, foram analisados os suprimentos das 15 unidades produtoras de biodiesel, vencedoras dos último dois leilões de aquisição do combustível, em novembro, para atender à mistura de 2% no biodiesel ao diesel, de forma transparente para todos os agentes públicos e privados.
AGÊNCIA PETROBRAS
Nos últimos dois anos, a Petrobras Distribuidora investiu mais de R$ 20 milhões na adaptação de suas instalações e em logística para receber e distribuir o biodiesel
Foto:
Amanecer Tedesqui
/
AP