» visite o site do RuralBR

 | 11/12/2007 19h00min

Italianos não esperam Ricardinho na seleção

Jogador se desentendeu com técnico Bernardinho às vésperas do Pan-Americano

As declarações da esposa de Ricardinho, Fabiane, que afirmou nesta terça-feira que ele não pretende voltar à seleção brasileira, repercutiram na imprensa italiana. No entanto, a crença geral é de que, apesar de pedir a cidadania italiana, Ricardinho não deve ser convocado para a equipe do país.

Um dos principais fatores que contariam contra o levantador seria a sua idade, 32 anos. Ricardinho teria, no mínimo, 34 anos quando pudesse jogar pela Itália, que busca justamente a renovação de seu elenco. Além disso, acredita-se que a razão do pedido de cidania se deva mais à uma mudança nas regras que está sendo estudada pela FIVB.

Ricardinho, que atua no Modena como jogador comunitário por conta de seu passaporte espanhol, perderia o privilégio, já que a medida prevê que este será dado apenas àqueles atletas estrangeiros que atuem pelo próprio país no qual têm cidadania.

Como a entidade também estuda uma nova regra para reduzir o número de estrangeiros por clubes, Ricardinho estaria tomando uma precaução para evitar que o Modena, onde jogam outros quatro brasileiros, tivesse que optar entre ele e algum dos companheiros. Ao mesmo tempo, o levantador estaria garantindo a possibilidade de permanecer na Itália até o fim da carreira.

Levantador poderia defender Itália a partir de julho de 2009

Fora da seleção brasileira desde a última Liga Mundial, o levantador Ricardinho precisaria esperar até julho de 2009 para ter chances de ser convocado para a equipe italiana.

- São necessários dois anos desde o último jogo que ele tenha disputado pelo Brasil até que ele possa ser aceito na Federação Italiana. Para isso, também é preciso ter resolvido a questão da dupla cidadania - explica Fabrizio Rossini, assessor da Federação Internacional de Vôlei (FIVB).

No entanto, além de nunca mais defender a camisa verde e amarela, Ricardinho teria que abrir mão da cidadania espanhola que possui para poder jogar pela seleção italiana.

GAZETA PRESS
CBV, divulgação / clicRBS

Esposa de Ricardinho afirmou que ele não volta a defender o Brasil
Foto:  CBV, divulgação  /  clicRBS


Notícias Relacionadas

11/12/2007 10h21min
Esposa diz que Ricardinho não jogará mais na seleção de Vôlei
05/12/2007 15h23min
Bernardinho quer sentir em Ricardinho vontade de voltar
04/12/2007 00h20min
Giba volta a pedir por perdão de Ricardinho

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS