| 11/12/2007 10h58min
Produtores de batata se reúnem nesta terça-feira, dia 11, para discutir o licenciamento da batata BRS Ana, desenvolvida por pesquisadores do programa de melhoramento genético da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e do Instituto Agronômico do Paraná. O encontro será no escritório de negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia, em Canoinhas (SC).
A nova variedade é mais tolerante a doenças foliares, e resistente à seca, com aproveitamento na industrialização de batatas fritas à francesa. Durante o encontro em Santa Catarina, os produtores rurais pretendem identificar os parceiros da Embrapa na multiplicação das mudas da batata BRS Ana.
Segundo o chefe do Escritório de Negócios, Elcio Hirano, só após a etapa de licenciamento, a nova variedade poderá ser comercializada, o que poderá ocorrer no segundo semestre de 2008.
De acordo com o gerente do Escritório da Embrapa de Canoinhas, Elcio Hirano, são realizados cerca de 60 mil cruzamentos, para chegar ao resultado de uma nova cultivar no período de seis anos de seleção. (Dilma Duarte/Embrapa).
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA