| 28/11/2007 15h35min
O atacante Yasser Al Qahtani, capitão da seleção da Arábia Saudita, recebeu nesta quarta o prêmio de Jogador Asiático do Ano, em cerimônia realizada na cidade australiana de Sydney.
O prêmio é um consolo para Al Qahtani, artilheiro da Copa da Ásia, competição na qual amargou o vice, perdendo na decisão para o Iraque (então comandado pelo técnico brasileiro Jorvan Vieira).
– Estou muito orgulhoso por este prêmio que, francamente, não é só meu, mas representa todo o povo saudita e meus companheiros – afirmou o jogador.
Al Qahtani superou na votação os iraquianos Younis Mahmoud – eleito o melhor jogador da Copa da Ásia e autor do gol do título – e Nashat Akram.
O jogador afirmou que seu sonho é atuar na Inglaterra ou na Espanha. E ele pode estar perto de se realizar, uma vez que o jogador já iniciou negociações preliminares com o Middlesbrough.
O Urawa Reds, do Japão, vencedor da Liga dos Campeões asiática e no qual atua o atacante brasileiro Washington, foi eleito melhor clube do ano, enquanto o Irã acabou com o prêmio entre as seleções.
O sueco Lennart Johansson, ex-presidente da Uefa, recebeu uma menção especial da Confederação Asiática de Futebol por sua contribuição ao desenvolvimento do futebol no continente.
O australiano Mark Shield, que apitou a final da Copa da Ásia, foi nomeado melhor árbitro do ano, enquanto Rauf Inileev acabou reconhecido entre os técnicos por seu trabalho à frente do Uzbequistão.
A revelação de 2007 foi o atacante norte-coreano Kim Kum-il. O Japão recebeu o prêmio Fair Play, enquanto a China foi condecorada com a de federação do ano.
EFE
Saudita Yasser Al Qahtani (C) posa ao lado dos iraquianos Younis Mahmoud e Nashat Akram
Foto:
Mark Baker
/
AP