| 26/11/2007 23h02min
A temporada começou para o Barcelona com a esperança de redenção após fechar o último ano cheio de decepções. Contudo, dentro dos vestiários o elenco convive com problemas que se tornaram públicos. Mas a solução para melhorar o ambiente depende apenas de um empate diante do Lyon, nesta quarta-feira, na França, às 17h45 (de Brasília), para antecipar a sua classificação para a segunda fase da Copa dos Campeões.
Primeiro colocado no grupo A, com dez pontos, o time catalão entra em campo precisando de apenas um ponto para ter argumentos para encerrar a polêmica instalada pelo volante Edmilson, que revelou haver “ovelhas negras” na equipe azul-grená. E a possibilidade de trazer a paz a Barcelona pode estar nos pés de Ronaldinho.
O camisa 10, alvo de muitos comentários sobre as suas saídas noturnas e por suas condições físicas, foi poupado do jogo diante do Recreativo Huelva, pelo Campeonato Espanhol, no último sábado, para estar em campo na França. Para afastar especulações, o técnico Frank Rijkaard garantiu que a sua ausência no final de semana foi por razões físicas.
Contudo, apesar de contar com o retorno do brasileiro, o time tem a lamentar o desfalque de Henry, que sofre com lesão no ombro e no púbis. Em seu lugar, deve ser escalado o espanhol Bojan Krkic. O meia Giovani dos Santos e o zagueiro Oleguer também estão vetados. Puyol foi confirmado, apesar de ter sido substituído no sábado por contusão, e a zaga deve ser formada por Thuram e Milito.
Enquanto no Barça o objetivo é ao menos empatar, no Lyon o pensamento é apenas a conquista dos três pontos. Depois de um início ruim, com derrotas nos dois primeiros jogos, a equipe está animada pela seqüência de duas vitórias (ambas sobre o Stuttgart) e precisa vencer os espanhóis para depender apenas de seu resultado diante do Rangers, na última rodada, na Escócia. Uma derrota nesta quarta-feira pode dar fim à participação do clube na Liga dos Campeões.
A esperança do técnico Alain Perrin está no meia Juninho Pernambucano e nos gols de Benzema. O artilheiro deve entrar em campo no sacrifício, já que ainda está contundido. O mesmo não ocorrerá com o tcheco Baros, vetado por problemas no tornozelo. Os franceses estão em terceiro lugar no grupo, com seis pontos.
Contra o lanterna, para facilitar a vida
Grande surpresa desta edição do evento, o Glasgow Rangers entra em campo nesta quarta-feira contra o Stuttgart, na Alemanha, com chances de definir a sua classificação antecipadamente.
Após perderem a invencibilidade diante do Barcelona na última rodada, os escoceses tentam retomar o caminho das vitórias contra o lanterna do grupo, já eliminado, e ainda estarão torcendo para o Lyon ser derrotado. Desta maneira, a equipe de Glasgow atinge os dez pontos e não poderia ser alcançada pelos franceses.
Ao Stuttgart, atual campeão alemão e considerado uma das maiores decepções no torneio europeu, resta a vontade de se despedir de sua torcida na Champions de forma decente. Nem mesmo a Copa da Uefa está na alçada da equipe – como não somou pontos na competição, não chegaria a terceira colocação nem mesmo se vencesse os dois jogos restantes, já que perde no confronto direto para o Lyon.
GAZETA PRESS