| 16/11/2007 11h34min
O índice Bovespa abriu o pregão desta sexta-feira reagindo à cautela no exterior esta manhã e também ao fechamento ruim das Bolsas em Nova York, quando o mercado doméstico ficou fechado por conta do feriado nacional. Às 11h12min, o Ibovespa caía 0,85%, a 64.078 pontos, na pontuação mínima do dia até o momento.
Na Europa as bolsas seguem mergulhadas no vermelho, espelhando a preocupação dos investidores com as crescentes perdas contábeis relacionadas à crise de crédito com hipotecas de segunda linha (subprime) apresentadas pelas instituições financeiras. Diante de tantos números ruins, os investidores temem que perdas maiores estejam por vir. As ações do setor bancário operam pressionadas na Europa. Nos EUA, porém, os índices futuros das Bolsas de Wall Street operam em alta. Às 11h07min, o futuro do S&P 500 subia 0,49% e o futuro do Nasdaq-100 avançava 0,77%.
Com uma agenda esvaziada no lado doméstico, a Bolsa vai trabalhar focada em Nova York. E, portanto, se o
mercado lá seguir
melhorando a Bovespa pode ter hoje um dia positivo.
Mas o vencimento mensal de opções sobre ações na segunda-feira pode adicionar mais uma dose de volatilidade aos negócios, embora não se espere um briga grande nesse exercício. No entanto, o volume desse vencimento de opções deverá ser robusto devido à disparada das ações de Petrobras na semana passada com o anúncio do megacampo de Tupi, na Bacia de Santos.