» visite o site do RuralBR

 | 15/11/2007 17h34min

Seleção feminina de vôlei entrará em quadra classificada para Pequim

Única forma de ficar de fora da Olimpíada é perder por W.O. para o Japão

O Brasil só precisa entrar em quadra e enfrentar o Japão, às 7h desta sexta, para se garantir na disputa do vôlei feminino das Olimpíadas de Pequim-2008. Após vencer a Sérvia por 3 sets a 0, a equipe de José Roberto Guimarães foi ajudada pelas derrotas de Cuba e Japão para garantir a vaga, independente do resultado na última rodada.

Mesmo que perca a partida diante das anfitriãs da Copa do Mundo por 3 sets a 0, o Brasil não deixará o terceiro lugar, o que é suficiente para assegurar a vaga olímpica. A razão disso é que a seleção empataria em número de pontos (19) com cubanas e sérvias, caso as duas equipes vençam na última rodada. O Brasil não será ultrapassado pelos dois times no primeiro critério de desempate: points average, divisão dos pontos ganhos pelos sofridos.

Se perder do Japão por triplo 25/0, a seleção de José Roberto Guimarães ficará com 1,18 neste item de desempate e ainda ficará à frente das únicas concorrentes, mesmo que Cuba e Sérvia vençam pelo impensável 3 sets a 0, com triplo 25/0. Com este placar, as cubanas alcançariam 1,15, enquanto as sérvias teriam 1,16.

Portanto, a única condição possível para o Brasil perder a vaga é não entrando em quadra, já que o W.O. no vôlei não computa ponto ao time perdedor. Desta forma, a equipe ficaria com os 18 pontos atuais, um a menos do que poderia alcançar Cuba e Sérvia.

Se evitar o W.O., a seleção brasileira se juntará a Itália e Estados Unidos, que já se classificaram matematicamente para a os Jogos Olímpicos. As outras vagas serão definidas em torneios continentais no próximo ano. Assim, o técnico José Roberto Guimarães atinge o objetivo de realizar a preparação para buscar o inédito ouro olímpico com mais tempo e calma, evitando assim uma nova seletiva.

Caso entre em quadra nesta sexta, o vôlei será a 15ª modalidade a garantir o lugar nas Olimpíadas. Além dele, o Brasil se garantiu no atletismo, ciclismo, futebol feminino, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, hipismo, judô, natação, pentatlo moderno, saltos ornamentais, tiro, tiro com arco e vela.

GAZETA PRESS

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS