| 12/11/2007 17h17min
Após ter sido qualificado pelo colega venezuelano Hugo Chávez como o novo magnata do petróleo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou:
— Agora o pessoal está chamando a gente de xeque, magnata. Chamem do que quiser, o que importa é que o Brasil merecia essa notícia boa.
Em evento no Palácio do Planalto, ao lado do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o presidente comemorou a descoberta do nova reserva de petróleo na bacia de Santos, informa o site G1. Estima-se que o campo de Tupi tenha entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de reservas, até 50% a mais que as atuais, colocando o país entre os 10 maiores produtores do mundo. Chávez, logo após a notícia, chegou a propor a criação da Petroamazônia, que seria a união entre a Petrobras e a estatal venezuelana PDVSA.
— Lula, agora que é um magnata do petróleo, que o Brasil tem tanto petróleo, te proponho que nos juntemos nesses mecanismos de cooperação com os países que não têm petróleo,
com os países que não têm
possibilidade de pagar US$ 100 o barril — disse durante a Cúpula Ibero-Americana, que ocorreu no Chile, na semana passada.
Apesar do novo campo petrolífero, o presidente Lula afirmou ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, que o Brasil continuará priorizando e estimulando os biocombustíveis.