| 09/11/2007 17h32min
A construção de uma nova linha de transmissão ligando a hidrelétrica de Itaipu à capital do Paraguai, Assunção, foi o tema central da conversa que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve nesta manhã, durante a Cúpula Ibero-Americana, em Santiago do Chile, com o governante paraguaio, Nicanor Duarte Frutos. A linha vai facilitar a industrialização do país vizinho, segundo disse o assessor para Assuntos Internacionais da presidência, Marco Aurélio Garcia.
— É de fundamental importância que o Paraguai se industrialize — afirmou o assessor, explicando que a obra ajudará a deixar claro que Itaipu não é um instrumento de dominação do país pelo Brasil.
Lula e Duarte Frutos também falaram sobre o projeto de lei que cria o regime especial dos sacoleiros. A proposta, que legaliza os pequenos importadores, havia sido enviada ao Congresso na forma de medida provisória (MP). Porém, foi retirada de pauta para facilitar a votação da emenda que prorroga a cobrança da Contribuição
Provisória sobre
Movimentação Financeira (CPMF) e retornou na forma de projeto de lei.
Segundo Garcia, a proposta foi debatida ontem pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, com parlamentares da Câmara e do Senado. Eles teriam pedido ao governo que hierarquize os pontos que considera mais importantes no texto.