| 08/11/2007 13h24min
O anúncio feito hoje pela Petrobras de nova descoberta na Bacia de Santos significará um aumento de 50% nas atuais reservas brasileiras de petróleo, que são de 13,75 bilhões de barris, segundo o pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Giuseppe Bacoccoli. No entanto, ele alertou que a exploração dessa nova reserva exigirá grandes investimentos no curto prazo.
O geólogo afirmou que o óleo encontrado (tipo leve, classificação 28 graus API) é "equivalente ao melhor óleo da Bacia de Campos", ainda que não chegue a ser super leve (35 graus a 40 graus). Para Bococcoli, o que impressiona é o volume anunciado pela companhia, de 5 a 8 bilhões de barris de petróleo e gás natural, suficiente para "garantir a sustentabilidade da auto-suficiência no longo prazo".
No que diz respeito aos altos investimentos que a nova descoberta exigirá para ser explorada, o geólogo explicou que o óleo estará a seis quilômetros de profundidade e debaixo de uma camada de sal.
— O custo para
colocar em produção um campo como esse é altíssimo no curto prazo, mas a conseqüência será um significativo aumento nas reservas — disse.