| 07/11/2007 15h29min
Foi realizada no fim da manhã desta quarta-feira mais uma manobra de operação da montagem da plataforma P-53, no porto de Rio Grande. O superguindaste flutuante Taklift 6 içou a lança do flare — estrutura onde são queimados os resíduos do gás produzidos pela plataforma — de cima do casco para o cais do Porto Novo.
A operação começou por volta das 10h e se estendeu por quase três horas. Próximo ao casco da P-53, o guindaste — que tem capacidade para erguer até 1,2 mil toneladas — levantou a lança e colocou-a sobre uma balsa, que fez o transporte até uma área reservada do cais.
O objetivo era liberar espaço sobre o casco para instalação dos futuros módulos. A lança veio montada de Cingapura e pesa cerca de 420 toneladas. No final da montagem, ela será reinstalada sobre o módulo do flare.
A partir de amanhã, a Quip — empresa responsável pela construção e montagem da plataforma — seguirá as manobras de içamento das partes do pipe-rack — estrutura que
sustenta a tubulação e os cabos que
interligam a plataforma. A operação também será realizada pelo Taklift 6.
Os módulos chegados de Cingapura na semana passada ainda não tiveram o desembaraço aduaneiro concluído. A estimativa da Quip é que até o fim da próxima semana, tudo esteja terminado, já que o cronograma de içamento das estruturas para o casco deve começar no dia 19.
Um segundo guindaste, o Taklift 4, já viaja desde Angra dos Reis e deve chegar ao porto de Rio Grande até o fim da semana.