| 07/11/2007 11h23min
O Brasil foi surpreendido pelos Estados Unidos nesta quarta ao perder de virada por 3 a 2 (17/25, 16/25, 25/21, 25/23 e 15/9), pela Copa do Mundo de vôlei, do Japão. Após a partida, o técnico José Roberto Guimarães parabenizou o desempenho das norte-americanas, destacando a calma das adversárias. As informações são do site GloboEsporte.com.
– Senti que elas conseguiram manter a calma durante toda a partida. Nos primeiros sets, nós jogamos como eu não via há muito tempo. Porém, no terceiro set, o time dos Estados Unidos variou as jogadas e mudou suas jogadoras, e a partir daí, o ataque e o contra-ataque delas decolou. Elas passaram a comandar o jogo – analisou o técnico, em entrevista coletiva.
Grande responsável pela mudança das americanas em quadra, a técnica chinesa Lang Ping, que mexeu bastante no time durante a partida, elogiou a bravura de suas atletas, e disse que um dos segredos para a vitória foi a determinação em surpreender a equipe brasileira.
– Depois dos dois primeiros sets, eu disse a elas que o Brasil é um grande time, mas que que não deviam pensar no resultado. Disse que elas precisavam relaxar para vencer. Ontem, eu disse que o Brasil não tinha fraquezas. Nos primeiros sets, nós não estávamos no mesmo nível. Mas elas não conseguiram manter o ritmo. Nós jogamos com muita bravura. Tentamos de tudo. Eu disse a elas para tentarem algo diferente, porque o Brasil é muito diferente. Era preciso surpreender – salientou.