| 04/11/2007 14h28min
Obediência tática e controle emocional. Para o técnico José Roberto Guimarães, essas foram as armas que levaram a seleção brasileira feminina de vôlei à vitória sobre Cuba no encerramento da primeira fase da Copa do Mundo, neste domingo. O técnico brasileiro elogiou o comportamento do grupo, logo após o encerramento da partida disputada em Hamamatsu, no Japão.
– No aspecto ofensivo, elas cumpriram à risca o que foi estudado. Gostei da serenidade das meninas. Antes do jogo, conversamos sobre o fator psicológico e percebi um equilíbrio muito grande na equipe. E esta certa tranqüilidade fez com que Cuba errasse alguns saques no tie-break – avaliou Zé Roberto.
Único país que alcançou o pódio das últimas três edições da Copa do Mundo (medalha de prata em 1995 e 2003, e de bronze em 99), o Brasil segue nesta segunda-feira para a cidade de Sendai, onde disputará a segunda etapa da competição. Os duelos no Sendai City Gymnasium serão com o Peru, na terça, e os Estados Unidos, na quarta. Ambos têm início às 7h05min (de Brasília).
O técnico Zé Roberto já projeta o jogo contra as peruanas:
– É preciso ter cuidado porque o Peru tem escola no voleibol e uma equipe aguerrida. Não podemos nos descuidar um momento sequer da partida. Na nossa equipe, vamos trabalhar para melhorar a relação bloqueio-defesa – diz.
A seleção brasileira segue depois para Kumamoto, onde enfrentará a Tailândia no dia 9. No dia seguinte, terá pela frente a Coréia do Sul. No dia 11, encerrará a participação na terceira fase contra a República Dominicana. O Brasil disputará a quarta e última fase da Copa do Mundo em Nagoya, nos dias 14, 15 e 16, contra Itália, Sérvia e Japão.
As 12 seleções que disputam a Copa do Mundo jogam entre si em turno único no sistema de pontos corridos. As três equipes mais bem posicionadas garantirão a classificação para os Jogos Olímpicos de Pequim/2008.
GAZETA PRESS