| 24/10/2007 17h36min
Mesmo com o empate diante do São Caetano nesta terça, na Ressacada, o torcedor avaiano pode dormir sossegado: o time tem apenas 8,7% de cair para a Série C. As estatísticas são do Chance de Gol.
A preocupação em não entrar para a zona de degola foi uma constante para o Leão durante boa parte do campeonato, mas, com as últimas rodadas, três clubes estão muito próximos da queda: o Ituano tem 99,98% de probabilidade de cair, o Remo 98,4% e o Paulista 77,6%.
Na 13ª posição na tabela, o Avaí também já abandou a máquina de calcular quando o assunto é a promocação para a Série A: são apenas 0,05% de chance de subir.
Para atingir o feito, o clube teria que conquistar por volta dos 69 pontos, 27 a mais do que possui atualmente, faltando seis rodadas para o fim do Brasileirão.
Caso vença todas as próximas partidas, o Leão pode chegar aos 60 pontos e precisará de uma combinação improvável de resultados para subir, já que, conforme as estatísticas, esta pontuação dá ao clube 46,2% de chance de ir para a elite do futebol.
Após o empate contra o São Caetano, a reapresentação dos jogadores foi antecipada para esta quarta. Eles realizaram trabalhos de recuperação. Os trabalhos táticos visando a Portuguesa devem começar na quinta.