| 24/10/2007 15h38min
Um novo foco de gripe aviária foi detectado em uma fazenda de Mianmar, provavelmente devido ao contágio através de patos silvestres, anunciou nesta quarta, dia 24, a Organização Internacional de Saúde Animal (OIE).
O foco foi localizado no dia 19 em Bago, afirmou a OIE em comunicado, ao reproduzir o relatório que foi enviado nesta quarta pelo Departamento de Veterinária do Ministério de Alimentação e Pesca de Mianmar.
Quase 400 animais morreram devido a este foco, e os outros 33.459 da fazenda foram sacrificados, segundo a organização, que destacou que se trata da variante do vírus H5N1 altamente patogênica.
Os testes realizados nos dias 19 e 20 confirmaram o resultado positivo das análises.
O último foco de gripe aviária em Mianmar foi detectado em 28 de julho.
A OIE lembrou que o município de Thanatpin, onde ocorreu o último foco, é de "alto risco" porque se encontra perto do lago Moeyungyi, onde vivem aves silvestres (cerca de 800 mil patos) e um número crescente de codornas em granjas.
Tudo indica que a doença foi transmitida por patos, que contaminaram as codornas e os frangos.
As autoridades birmanesas aplicaram diferentes medidas de controle, como a desinfecção das áreas afetadas, a pulverização, a quarentena e o sacrifício das aves.
AGÊNCIA EFE