» visite o site do RuralBR

 | 13/10/2007 20h21min

Grêmio vence Goiás por 2 a 1 e volta ao G4

Gols tricolores foram de Pereira e Tuta, no Olímpico, e garantiram o quarto lugar para o time

O Grêmio atacou muito neste sábado, no Olímpico, e conseguiu vencer o Goiás por 2 a 1 para voltar ao G4 do Brasileirão. Depois de começar perdendo, o time conseguiu uma reação e a virada, com gols de Pereira, no primeiro tempo, e do artilheiro Tuta, na etapa complementar. Com o empate entre Santos e Palmeiras, o Grêmio retornou à zona da Libertadores no campeonato (na quarta colocação com 51 pontos).

Quem marcou primeiro foi o Goiás. Aos oito minutos de jogo, após a primeira cobrança de escanteio, o zagueiro Leonardo fez de cabeça. O Grêmio pressionou e buscou o gol de empate. Aos 26 minutos, também em cobrança de escanteio, Tcheco cruzou e Pereira marcou de cabeça o gol do Grêmio, empatando a partida em 1 a 1, no Olímpico.

A primeira etapa foi muito disputada, com as duas equipes atacando bastante. O segundo gol do Grêmio quase veio aos 28. Anderson Pico bateu de fora da área, de perna direita, e acertou a trave do gol de Harlei.

O Grêmio cresceu no jogo e conseguiu construir boas chances de gol nos últimos 15 minutos do primeiro tempo. Um dos destaques foi Diego Souza, que fez boas jogadas e quase marcou o gol da virada, já nos acréscimos, chutando rasteiro pela esquerda, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Antes do início do jogo, Mano Menezes explicou o motivo de não ter usado três atacantes no time. Mesmo assim, o Grêmio foi bastante ofensivo e conseguiu criar boas chances no ataque.

— Seria um risco muito grande para iniciar o jogo com três atacantes. O meio-campo ficaria muito aberto — explicou Mano.

— Entramos um pouco desligados e eles fizeram o gol. Se continuar dessa forma, é uma questão de tempo para o gol. A equipe está criando muito — completou Mano, após o intervalo, quando os times voltaram para o segundo tempo sem alterações.

E parece que o técnico tricolor tinha razão. Logo aos seis minutos da etapa complementar, Anderson Pico cruzou pela esquerda e o centroavante e artilheiro do time, Tuta, marcou o segundo gol tricolor empurrando a bola para o fundo das redes de Harlei.

— É sempre bom voltar a fazer gol e nossa equipe conseguir uma vitória — disse Tuta.

— Provamos que conseguimos vencer de virada. Foi importante — completou Diego Souza.

O Grêmio conseguiu administrar bem a vantagem e dominou o jogo sem deixar o Goiás reagir no Olímpico. Quase no final da partida, Marcel, que entrou no lugar de Jonas, ainda perdeu duas grandes chances de gol.

Em uma delas, aos 42 minutos, Marcel tocou bonito por cobertura na saída de Harlei, mas a bola bateu na trave e voltou para o goleiro. Um minuto depois, Marcel recebeu um passe de Patrício, na cara do gol e errou em bola, sem goleiro, desperdiçando o que poderia ser o terceiro gol tricolor.

— Agora é manter o equilíbrio e a tranqüilidade ao longo da semana. Vai ser sempre difícil até o final do campeonato — disse Tcheco.

Confira os melhores momentos do jogo

PRIMEIRO TEMPO 

20 sec — Lançamento de Labarthe para Tcheco pelo lado direito. O meia cruza para a área e o goleiro Harlei sai para tirar a bola e se choca com o centroavante Tuta e o jogo é paralisado para o atendimento aos dois jogadores. Grêmio chegou forte logo no início e quase fez o primeiro gol

4 min — Diego Souza recebe de Bustos, na entrada da área, é dá um chapéu no marcador, mas a zaga afasta na seqüência do lance com Vítor. No contra-ataque do Goiás, Paulo Baier é lançado, invade a área e bate, mas o goleiro Saja faz uma boa defesa.

8 min — GOL DO GOIÁS. Nunes cede o primeiro escanteio do jogo para o Goiás. Paulo Baier cobra, Leonardo sobe mais que os zagueiros e marca de cabeça o primeiro gol.

14 min — Tcheco cobra falta pela direita, mas o zaga afasta de cabeça com Leonardo. O goleiro Harlei afasta mal e William quase empata o jogo após uma cabeçada por cobertura, que passa por cima do gol.

15min — Tcheco cruza, Diego recebe livre e limpa a jogada para bater, mas chuta em cima da zaga goiana

17 min — Bustos cobra falta bem no canto esquerdo do goleiro Harlei que toca para escanteio com a bola passando muito perto do gol. Grêmio pressiona muito em busca do empate

21min — Élson lança Paulo Baier, mas Pereira afasta de cabeça

26 min — GOL DO GRÊMIO. Cobrança de escanteio de Tcheco, Pereira marca de cabeça o gol do Grêmio empatando o jogo em 1 a 1 no Olímpico

29 min — Quase o segundo gol do Grêmio. Anderson Pico bateu de fora da área, de perna direita, e acertou a trave do gol de Harlei

35 min — Tcheco pega uma sobra de bola e chuta pela linha de fundo.

38min — Harison faz falta dura em Labarthe perto da entrada da área e recebe cartão amarelo. Na cobrança, Bustos desperdiça e a bola sai pela linha de fundo

39 min — Diego Souza arranca bem pela esquerda, mas se atrapalha e perde a bola para a zaga

40min — Após cruzamento de Bustos, Tuta quase marca de cabeça. A bola passa raspando no poste esquerdo de Harlei

43 min — Harison passa pela marcação, invade a área, chuta e Bustos salva o Grêmio

45 min — Diego Souza quase marca o gol da virada. Ele recebe uma bola rebatida, limpa e chuta rasteiro, cruzado, rente a trave de Harlei. O Grêmio pressiona muito no final em busca da vitória. 

SEGUNDO TEMPO 

3 min — Bustos cobra falta para Jonas, perto do gol, mas a zaga do Goiás afasta

6 min — GOL DO GRÊMIO. Anderson Pico cruza pela esquerda e o centroavante Tuta marca o gol da virada tricolor

12 min — Anderson Pico faz bela jogada pelo meio, bate para o gol, mas a bola explode na zaga e sai pela linha de fundo: escanteio. Tcheco cobra, mas Leonardo afasta

14 min — O Goiás cruza pela direita com Paulo Baier para Vítor, mas Saja sai bem do gol e consegue pegar a bola no alto

16 min — O Goiás mexe no time para buscar o empate. Saem Harison, Vítor e Cristiano para a entrada de Rinaldo, Fabiano Oliveira e Amaral, respectivamente

18 min — Labarthe cruza para Tcheco que tenta escorar de cabeça, mas a bola sai pela linha de fundo

21 min — Anderson Pico sente dor no músculo da coxa direita e é substituído por Patrício

22 min — André Leone cruza, mas Tcheco consegue afastar de cabeça o perigo

24 min — Bustos recebe de Diego Souza pela direita dentro da área, mas a arbitragem marca impedimento

26 min — Fabiano Oliveira recebe sem marcação dentro da área e bate cruzado para fora

30 min — Labarthe cobra falta na intermediária, mas a bola sai pela linha de fundo

31 min — Paulo Henrique lança para a área do Grêmio, mas a arbitragem marca impedimento do ataque goiano

33 min — Paulo Baier cobra falta, Pereira afasta e Rinaldo tenta por cima, mas o goleiro Saja pega bem

34 min — Tuta dribla pela esquerda, passa para Jonas, que perde a bola para a zaga. Na seqüência, Patrício limpa bonito na entrada da área e bate forte para a defesa de Harlei

38 min — Tuta cabeceia para fora após cobrança de falta tricolor

41 min — Tuta recebe bola na esquerda e bate forte demais, por cima do gol

42 min — Marcel entra pela esquerda e toca por cima de Harlei. A bola bate na trave e volta para o goleiro

43 min — Marcel recebe livre de Patrício, na cara do gol, com o goleiro vencido no lance, mas erra em bola e perde de marcar o terceiro gol gremista

47 min — Paulo Baier bate falta da intermediária, mas Saja salta e pega firme o último lance de perigo do Goiás

FICHA TÉCNICA

Campeonato Brasileiro, 31º rodada, 13/10/2007

Gols: Pereira, aos 25 minutos do primeiro tempo e Tuta aos seis minutos do segundo tempo (Grêmio) e Leonardo, aos oito minutos do primeiro tempo (Goiás)

Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)

Cartão amarelo: Harison, Leonardo, Élson e Fabio Bahia (Goiás); Bustos e Marcelo Labarthe (Grêmio)

Arbitragem: Wagner Tardelli Azevedo (Fifa-SC) auxiliado por Alessandro Rocha (Fifa-BA) e Luiz Carlos Silva Teixeira (BA)

Público total: 24.761

Público pagante: 22.067

Renda: R$ 316.146

GRÊMIO (2)

Saja; Bustos, Pereira, William e Anderson Pico (Patrício); Nunes (William Antunes), Tcheco, Diego Souza e Marcelo Labarthe; Jonas (Marcel) e Tuta. Técnico: Mano Menezes

GOIÁS (1)

Harlei; André Leone, Paulo Henrique e Leonardo; Vítor (Amaral), Fábio Bahia, Danilo Portugal, Paulo Baier, Harison (Fabiano Oliveira) e Élson; Cristiano (Rinaldo). Técnico: Márcio Araújo

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS