| 11/10/2007 21h22min
Valmir Carvalho, de 48 anos, um dos grandes maratonistas do Estado, foi um dos quatro corredores a carregar o fogo simbólico dos 47º Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), ontem, em Florianópolis. Os atletas se revezaram na condução da tocha por cerca de 30 minutos, desde o Shopping InterFábricas, no Bairro Capoeiras, até o Parque de Coqueiros.
Dez maratonistas da Associação de Corredores de Rua de São José e Grande Florianópolis (Acorsj) fariam o percurso. Mesmo assim, os maratonistas Antônio Vieira, de 65 anos, Analto da Cunha, 47, José Rui, 51, além de Valmir, sentiram-se gratificados por carregar a tocha, principalmente pelos aplausos recebidos durante o trajeto.
Rubens Fachini, que foi secretário de Arthur Schlösser na época em que o esportista e empresário de Brusque criou os Jasc, é o responsável pela Comissão de Acendimento e Transporte do Fogo Simbólico e esteve na solenidade.
Na quinta-feira à tarde, a tocha passou
por Laguna. Com isso, nove cidades
catarinenses já promoveram a solenidade. A cerimônia de acendimento ocorreu no dia 2 de outubro, em Brusque, e vai passar pelos 35 municípios-sedes das secretarias regionais. Os Jasc começam em 2 de novembro.
Trajeto da tocha na Capital
Em Florianópolis, o Fogo Simbólico saiu às 9h da Rua Patrício Caldeira de Andrade, no Bairro Capoeiras, em frente ao Interfábricas, e seguiu pelas ruas Miguel Cavalcanti (Abraão), João Meirelles (Abraão), Desembargador Pedro Silva (Itaguaçu), Avenida Engenheiro Max de Souza (Coqueiros), finalizando no Parque de Coqueiros.
o Parque de Coqueiros.